Paróquia de Rio Tinto

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADPRT/PRQ/PGDM08
Date range
1587 Date is certain to 1911-03-31 Date is certain
Dimension and support
6,13 ml ; papel
Extents
213 Livros
6.13 Metros lineares
Biography or history
A freguesia de São Cristóvão de Rio Tinto, pertencente ao extinto concelho de Aguiar de Sousa, era vigararia da apresentação do Convento de São Bento de Avé-Maria, no Porto; mais tarde passou a reitoria. Hoje parece estar esclarecido que Rio Tinto pertenceu, primeiramente, ao antigo julgado da Maia. Chegou a ser elevado a cabeça de concelho por Lei de 26 de Julho de 1867, o qual foi extinto em 14 de Janeiro do ano seguinte. Era, então, composto pelas seguintes freguesias civis: Águas Santas, Covelo, Gondomar, São Pedro da Cova, Rio Tinto, Valbom e Valongo; correspondiam a estas as seguintes freguesias eclesiásticas: Águas Santas, Milheirós, Covelo, Foz do Sousa, Medas, Melres, Gondomar, Jovim, Fânzeres, São Pedro da Cova, Rio Tinto, Alfena, São Lourenço de Asmes e Valongo. Pertenceu ao extinto bispado de Penafiel. Arcediagado da Maia (séc. XII). Comarca eclesiástica de Penafiel - 1º distrito (1907). Vigararia de Gondomar (1916; 1970).
Geographic name
Rio Tinto - Gondomar
Legal status
A comunicabilidade dos documentos, está sujeita à legislação que rege o regime geral dos arquivos e do património arquivístico (Decreto-Lei nº 16/93, de 23 de Janeiro) e a legislação mais específica de acordo com os casos
Custodial history
Em 1993 foi publicado pelo Arquivo Distrital do Porto, o Guia do Arquivo que esteve em uso até 2005, cumulativamente com a descrição disponível através da aplicação de descrição arquivística Arqbase. Em 1994 foi publicado o Inventário Colectivo dos Registos Paroquiais, no âmbito do Inventário do Património Cultural Móvel.

Acquisition information
Incorporações efectuadas pela Conservatória do Registo Civil de Gondomar em 8 de Junho de 1959, 5 de Maio de 1965, 29 de Novembro de 1972 e 29 de Janeiro de 2002.
Scope and content
Documentação relativa a baptismos,casamentos,óbitos,rol de crismados,reconhecimentos e legitimações, e inventário de peças e ornamentos.
Accruals
Incorporações periódicas (art. 38 do Código do Registo Civil)
Arrangement
Ordenação cronológica
Access restrictions
Unidades arquivísticas de acesso condicionado, devido ao estado de conservação
Conditions governing use
Reprodução sujeita a restrições atendendo, ao número, tipo de documentos, estado de conservação e o fim a que se destina
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Documentação em estado regular, encontrando-se a maior parte microfilmada
Other finding aid
DigitArq: base de dados de descrição arquivística
Creation date
7/12/2011 12:00:00 AM
Last modification
4/22/2015 10:35:49 AM