Câmara Municipal de Sobrosa

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADPRT/ALL/CMS
Date range
1821-01-01 Date is certain to 1835-12-31 Date is certain
Extents
1 Maços
0.06 Metros lineares
Biography or history
Sobrosa constituiu honra da Casa de Vila Real e "prestimónio da Ordem de Cristo". Teve foral dado por D. Manuel a 15 de Outubro de 1519. Foi sede do concelho, com justiças próprias e pelourinho, no lugar de Sardaça .Teve casa municipal com cadeia, cujas janelas conservam ainda as grades de ferro; este antigo edifício, brasonado, hoje vulgarmente conhecido por "casa da cadeia", no lugar do Bairro, está convertido em escola primária. Em 1706, o pequeno concelho de Sobrosa era governado por 1 juiz ordinário e dos orfãos, eleito pelo povo por pelouro e confirmado pelo marquês de Vila Real, 2 vereadores, procurador , almotacé, 1 escrivão judicial e outro do público e câmara. Foi extinto em 1836. Sendo Sobrosa eclesiasticamente anexa ao Mosteiro de Ferreira, não admira que em 1836 se unissem os concelhos de Sobrosa e Paços de Ferreira; no entanto a freguesia de Sobrosa passou para o vizinho concelho de Paredes".
Legal status
A comunicabilidade dos documentos está sujeita ao regime geral dos arquivos e do património arquivístico (Decreto-Lei nº 16/93, de 23 de Janeiro) .
Custodial history
Em 1993 foi publicado pelo Arquivo Distrital do Porto o Guia do Arquivo que esteve em uso até 2005, cumulativamente com a descrição disponível através da aplicação de descrição arquivística Arqbase.
Acquisition information
Incorporação no Arquivo Distrital do Porto juntamente com a documentação do Cartório Notarial de Paços de Ferreira, efectuada notário Custódio da Costa Eiras em 21 de Maio de 1939 e 6 de Fevereiro de 1959.
Scope and content
Documentação referente à Câmara Municipal de Sobrosa, contendo uma colecção de legislação.
Arrangement
Sem classificação; ordenação cronológica.
Conditions governing use
Reprodução sujeita a restrições atendendo ao número, tipo de documentos, estado de conservação ou o fim a que se destina.
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Mau, Unidades arquivísticas de acesso condicionado devido ao estado de conservação.
Other finding aid
Digitarq (base de dados de descrição arquivística)
Creation date
9/15/2011 12:00:00 AM
Last modification
3/19/2013 10:55:39 AM
Record not reviewed.