Caixa Sindical de Previdência do Comércio e Exportação de Vinhos do Norte de Portugal

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADPRT/AC/CSPCEVNP
Date range
1929-01-01 Date is certain to 1975-01-01 Date is certain
Dimension and support
Papel
Extents
639 Maços
280.9 Metros lineares
Biography or history
As Caixas Sindicais de Previdência, regulamentadas pelo Decreto nº25935 de 12 de Outubro de 1935, tinham por fim conceder assistência na forma de subsídios aos benefeciários e respectivas famílias. Os benefícios estendiam-se à acção médica, medicamentosa, cobertura de saúde, reforma por invalidez e subsídio de morte. Possuíam ainda algumas isenções e regalias, na contribuição industrial e do imposto sobre aplicação de capitais assim como na promoção de seguros individuais ou colectivos, na construção de casas económicas, receber legados ou heranças, receber auxílio pecuniário do Tesouro Público por ocasião de epidemias ou outra calamidade pública.

Para fazer face aos encargos das modalildades de previdência constituíam receitas as quantias de jóias e outras contribuições dos seus inscritos e de quaisquer donativos e subsídios. Eram ainda constituídas por três fundos distintos: a Reserva matemática, destinada a garantir os compromissos sociais assumidos pela instituição, o Fundo de reserva, com vista a garantir a instituição contra qualquer eventualidade e o Fundo de assistência, destinado a satisfazer a prestação de socorros extraordináriosos. Os beneficiários contribuíam com uma percentagem sobre os salários pagos que era normalmente descontada no acto do pagamento dos respectivos vencimentos.

As direcções e os conselhos gerais das caixas de reforma ou de previdência que não cumprissem os respectivos regulamentos ou o disposto na Lei nº1884 podiam ser suspensas ou afastadas das suas funções, além da aplicação de multas pecuniárias, aplicadas pela Repartição de Previdência Social.
Legal status
A comunicabilidade dos documentos está sujeita ao regime geral dos arquivos e do património arquivístico (Decreto-Lei nº 16/93, de 23 de Janeiro)
Acquisition information
Documentação incorporada pelo Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social do Porto em 19 de Setembro de 2003, de acordo com a alínea d), artº 4º do Decreto-lei nº47/2004.
Scope and content
Documentação referente à Caixa Sindical de Previdência do Comércio e Exportação de Vinhos do Norte de Portugal, contendo os registos das folhas de ordenados, folhas de férias sujeitas a contribuições e mapas de processamento de subsídios de casamento, nascimento e aleitação.
Arrangement
Classificação funcional e ordenação numérica.
Conditions governing use
Reprodução sujeita a restrições atendendo ao número, tipo de documentos, estado de conservação ou o fim a que se destina
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Regular, Unidade arquivísticas de acesso condicionado devido ao estado de conservação.
Other finding aid
Digitarq (base de dados de descrição arquivística)
Creation date
9/13/2011 12:00:00 AM
Last modification
3/19/2013 10:56:27 AM